segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sustentabilidade...

Essa palavra já se tornou parte do nosso vocabulário e das ações das maiores corporações do mundo. Já está mais que provado pelas pesquisas, que o consumidor dá preferência na hora da compra por empresas ecologicamente responsáveis. Grandes organizações como a Natura, a Vale e a Hering, por exemplo, têm inúmeros projetos que viabilizam ações de responsabilidade sócio-ambiental. É o tal Marketing verde. E o que me motivou a escrever aqui hoje foi um post de uma agência que li hj, o recebi por email de um amigo que é estagiário lá. Gostei, achei interessante, exceto pelo exemplo do vídeo que é meio auto-ajuda demais. Mas eu quero falar mesmo é sobre as falhas desse marketing verde, a "maquiagem verde".

Ao ler o texto, lembrei-me de um seminário que participei ano passado, e uma das convidadas, Solitaire Townsend, falou justamente sobre essa maquiagem ambiental e como muitas empresas não mostram na prática que são ecologicamente responsáveis. Exemplo conhecido. Nossa querida Petróbras. Duas campanhas banidas pelo Conar ano passado, decisão inédita por sinal. Por quê? Os anúncios divulgavam uma idéia falsa de que a petrolífera tem contribuído para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do país. A verdade? O diesel produzido pela estatal contém mais enxofre do que deveria e essa poluição causa a morte de mais de 3000 pessoas todo ano só na capital paulista.

Então só lembrando, o tão famoso marketing verde não envolve apenas ações de comunicação. Práticas ambientais reais devem ser feitas por parte das empresas. Ficar só no discurso é coisa do passado. A temporada para separar o joio do trigo já está aberta, mesmo que ainda de forma tímida.

4 comentários:

André Fantin disse...

Marketing Verde, Maquiagem Verde.

Realmente é uma pena que algumas empresas se escondam seus podres por trás de algo tão bonito quanto a responsabilidade com o meioambiente.

S. Gobbi disse...

Nossa...
Faz tempo mesmo que não venho aqui. E quando apareço, caramba!, como isso daqui está bom!

Separemos nós, então, o trigo do joio.

Beijos, Káh!

Sob foco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Bastos disse...

Sustentabilidade... Parece às vezes tão difícil prevenir do que remediar. Mas ainda é tempo. Que não seja só marketing social. Bom... achei seu blog na comunidade da Bola de Neve. Você frequenta lá? tenho um também. Podemos manter contato.

http://box44.blogspot.com