sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Coringa ou Batman?



X


Depois de tanta gente comentando e elogiando o novo filme do Batman eu não resisti e tive que ir ao cinema assistir. Devo confessar que fui com um pé atrás, primeiro pelo Batman nunca ter sido meu super herói favorito, e, segundo pra não criar muitas expectativas diante da empolgação da mídia e dos amigos que já tinham assistido.


Pois bem, assisti, me surpreendi, e algumas vezes me decepcionei. Eu classificaria o filme como bom, cheio de surpresas e agradável de se assistir, por pouco ele não chegou às cinco estrelas. Digo isso porque alguns clichês poderiam ter sido evitados, como a cena em que Bruce Wayne pega uma nova arma do uniforme do Batman na mão e sem querer a dispara. Acho que já vi isso alguma dezenas de vezes... como diria meu amigo Dhanner, clichê de 007. A cena final é deprimente também, não vou comentar muito porque sei que nem todos tiveram a oportunidade de assistir, mas posso adiantar que o texto é pobre e derruba o filme. Ainda bem que é a última, porque depois dela o clima esfria totalmente.


Entretanto em sua maior parte o filme não deixa a desejar, prende a atenção, e toda vez que eu achava que o fim se aproximava acontecia uma reviravolta fugindo de receitas fracassadas e mal amarradas que geralmente são constantes em películas de super-heróis. Vilão arma super plano, super herói impede plano e salva o mundo. Bom exemplo disso, é "Superman - Returns" que não deveria ter saído do papel.

A fotografia e a direção de arte estão excelentes, com destaque para as cena áreas que dão os ares de superprodução ao filme. Gothan City não está tão sombria como nos outros filmes, distinguindo bem, por exemplo, a estética do diretor Christopher Nolan da de Tim Burton que dirigiu, brilhantemente também, os dois Batmans que Michael Keaton encarnou. A maquiagem está impecável também. Nunca vi um coringa tão assustador, isso se perder a graça do personagem.


Claro que todo esse sucesso deve-se em grande parte, ao elenco que personificou maravilhosamente os personagens dos quadrinhos. Michael Caine como o fiel Alfred Pennyworth, não peca em nenhum momento de sua atuação. Aaron Eckhart de quem já sou fã desde de "Obrigado por fumar", arrasou como Harvey Dent, o duas caras. A personagem Rachel Daves não poderia ser melhor personificada, Maggie Gyllenhaal deu a ela grande presença no filme. Morgan Freeman, como Lucius Fox, nem preciso comentar, sempre dá show. E não posso deixar de falar em Heath Ledger que desbancou Jack Nicholson na pele do Coringa. Confesso que mesmo sabendo ser ele um excelente ator, achava que os elogios se deviam mais a ele ter falecido no início do ano do que a sua atuação. Engano meu, Legder merece cada elogio e cada prêmio póstumo que está ganhando, sem dúvida alguma. Ele conseguiu mudar a figura do Coringa que já conhecíamos, e para melhor. Pude ver em seu rosto sinais de sarcasmo, ironia, loucura e medo, tornando o vilão mais humano e não tão inatingível como costumamos ver por aí. Pra mim o nome do filme seria Coringa ao invés de Batman. Não que Christian Bale esteja mal como o herói da história, pelo contrário, achei ele até um Batman simpático, entretanto não mais que isso. Por essas e outras minha torcida esteve voltada para o Coringa do início ao fim.

Pra finalizar indico outra crítica do filme no blog de Sara Gobbi, vale a pena conferir. http://vaivedrai.blogspot.com/2008/08/o-cavaleiro-das-trevas.html

2 comentários:

Banner disse...

concordo totalmente, em algusmas partes, cara amiga.

S. Gobbi disse...

concordo em partes, discordo de outras... mas n poderei explicar agora o pq.. outra hora, quando tiver uma net decente, comento direito..
beijos.