quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Corpo e alma

Costumo dizer que se um filme tem uma boa trilha pra mim já valeu a pena assitir, mesmo que o resto não seja lá essas coisas. A trilha sonora de uma película envolve o espectador e torna certas cenas marcantes, muitas vezes as imortaliza.

Dá pra imaginar Casablanca sem a música "As Time Goes By", ou o Mágico de Oz separado de "Over tha rainbow"? A essência desses filmes está em suas trilhas, que nem sempre são músicas com intérpretes. O instrumental fabuloso da famosa cena do juramento de Scarlett O'Hara em E o Vento levou, foi talvez o maior ingrediente para torná-la inesquecível.

A única exceção, com relação a trilha, que eu vi até hoje foi o ganhador do Oscar 2008 Onde os fracos não têm vez. O filme não tem nenhuma música do início ao fim e mesmo assim é digno de aplausos, o que prova que, realmente toda regra tem uma exceção, entretanto duvido muito que esse mérito dos irmãos Coen seja fácil de se repetir, afinal a trilha é a alma de qualquer filme. A alma de Onde os fracos não tem vez está escondida em outro lugar, se algum dia alguém descobrir onde, quem sabe outros consigam essa façanha.

A trilha alimenta o filme e o filme alimenta a trilha. Mas nem sempre essa recíproca é feliz. Alguém ainda consegue ouvir "My Heart will go on" ou o tema de tropa de elite. Algumas eu reconheço, deveriam ficar restritas a seus respectivos filmes. Outras entretanto eu ouço sem parar e não me canso, " O que será" de Chico Buarque, tema de Dona Flor e seus dois maridos por exemplo, ou "Acidentally in love" tema do Shrek, entre milhares de outras que não conseguiria listar aqui mas que fazem tão bem a seus filmes e a mim também.


A trilha de Kill Bill com seus assobios é inconfundível

A música Mrs Robinson é marca registrada do filme "The Graduate"

Para os cinéfilos de plantão o jogo de trilhas do portal Flash pops testará seus conhecimentos. Tente, é mto divertido. http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/flashpops.shtml

Nenhum comentário: