terça-feira, 12 de agosto de 2008

Made in China

Na última sexta-feira (08/08/08), os chineses encantaram o mundo com a abertura dos jogos olímpicos 2008. As apresentações mostraram um pouco da história que atravessa milênios do país. Os efeitos visuais eram tão perfeitos, muitas vezes foi difícil acreditar ser uma apresentação ao vivo. Com certeza a China superou as expectativas internacionais, não houve quem não se admirou com as três horas e meia de pura perfeição e precisão que contou com mais de 14.000 figurantes (entre os quais 9.000 do exército). Isso sem falar no show pirotécnico que não poderia deixar a desejar sendo os fogos de artifício uma invenção chinesa. Isso sem falar no estádio olímpico de Pequim, conhecido como "Ninho de Pássaro", uma obra arquitetônica de encher os olhos de qualquer um.

Aliás, eu pergunto, dava pra esperar menos de um país que tem a Muralha da China como cartão postal?

A idéia de que o "made in China" refere-se só a produtos de segunda linha já caiu por terra há muito tempo. Aliás, esse país preza pela qualidade, um bom exemplo é a porcelana chinesa, a mais famosa do mundo, algumas existem a mais de 100 anos. Por isso que, penso eu ter sido esse país a escolha perfeita para sediar os jogos olímpicos para que o mundo enxergue o Oriente com outros olhos, para que a alteridade seja uma realidade, e eu não me excluo desse grupo que precisa respeitar diferenças culturais.



Pode parecer nojento comer intestino de porco, ou gafanhoto, mas a realidade é que muito mais do que serem apenas exóticos, os chineses não gostam de desperdiçar alimento, por isso aproveitam cada parte do animal. Isso pode ser resultado da grande escassez de alimentos que esse povo sofreu na antiguidade em conseqüência das constantes guerras. Além disso, é um tanto quanto irônico pra quem come o Mc Donald's de cada dia, ter nojo da culinária chinesa.

Foram o chineses que inventaram a pólvora, a porcelana, a pipa, o macarrão, o papel e tantas outras coisas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia inclusive o sorvete, dá pra imaginar a vida sem ele?

Bom, não conseguirei listar aqui toda a riqueza dessa cultura, mas quem tiver curiosidade faça uma pesquisa na internet, não será uma perda de tempo com certeza. É claro que você não encontrará somente qualidades positivas para esse país. Ali há muita repressão, não há liberdade de imprensa, é o país que mais aplica penas de morte no mundo, e, apesar da abertura econômica, o regime político é muito fechado. Com certeza não concordo com as muitas coisas que acontecem nesse país, mas também não posso julgá-los, afinal, a liberdade de imprensa existe em nosso país, mas a imprensa aqui quase sempre me causa vergonha, nossa justiça não é justa na grande maioria das vezes e da política nem preciso comentar né? Democracia? Nem o "made in china", nem o "made in brazil", nem o "made in USA", nem qualquer outro é perfeito, ou será, mas logicamente otimismo é sempre bom, e eu acredito que vai melhorar para todos nós, e começa assim: eu reconheço que você é diferente de mim, e aceito você assim. E você?






2 comentários:

S. Gobbi disse...

gostei do texto. muito bom, prima.
Gostei tambem da abertura dos jogos. Só nao espero que eles ultrapassem os eua no quadro de medalhas... principalmente por uma questao: os eua ganham muito mais medalhas do que qualquer um, entao n seria justo que eles ultrapassassem so pq o que conta é o ouro.
e por falar em ouro. acho muito engraçado os brasileiros patriotas que festejam quando se ganha um mísero bronze. afinal, o que conta n é a medalha de ouro????
estranho, ne?

saudades mil.

beijos

Unknown disse...

Indiquei ao BLOG´S DAY.