quarta-feira, 23 de abril de 2008

...amor

Procurando no dicionário achamos inúmeros significados para essa palavrinha. Afeição, compaixão, misericórida, atração, libido, entre outras tantas. Existem os mais diferentes tipos. Eros é um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física. Psiquê é um amor espiritual, baseado na alma e nos sentimentos eternos . Ludus, o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão. Storge um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade. Pragma, é a pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora. Mania é o amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico. E o Agape é o maior de todos, o amor altruísta; espiritual, o amor de Deus.

Mas e na prática, como definir o amor? Se alguém algum dia conseguir me avisem. Eu não sei como explicar esse sentimento, porque ele desperta sensações estranhas. Primeiro porque ele começa da noite para o dia, e daí só tende a crescer e crescer, e não pára. Quando você acha que já ama o bastante, depois que ele ocupou todo o seu coração, começa a explorar novos lugares, novos pedaços de você. Os defeitos daquele (a) que se torna dono do seu amor, ficam difíceis de se enxergar, sabe aquela famosa frase "o amor é cego"? tem seu fundo de verdade, por isso é muito importante tentar deixar pelo menos a pontinha dos pés no chão, afinal a essa hora seu coração já está nas nuvens. Daí em diante, ele (a), passa a ser grande prioridade e você aprende a renunciar muita coisa, porque você percebe que viver esse amor é que vai te fazer feliz. Antes de dormir é o amor que passa a tomar conta dos seus pensamentos. Ao acordar idem. E os famosos suspiros? Eles existem mesmo. Aquele sorriso bobo que brota do nada só por um simples pensamento do coração, quem nunca sorriu assim? Se sua resposta foi não, eu te digo, por mais ridículo que possa parecer, não há nada melhor. No entanto, não há nada pior que ser privada de amar alguém. Muitas pessoas sentem tanta dor emocional quando isso acontece que isso passa a refletir no físico. O coração dói. O ar falta aos pulmões. As lágrimas não cessam. Se o amor é melhor sentimento do mundo, a falta dele é a pior de todas as doenças. Não existe sensação mais triste. Por isso é sempre um risco.
Tudo que eu disse até aqui vem de experiência própria, já passei por tudo isso e não me arrependo. Por isso eu posso garantir, vale a pena arriscar.
As frases abaixo ajudam um pouco na busca dessa possível definição, empiricamente falando é mais ou menos isso:
Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.
Mário Quintana
O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.
Saint-Exupèry
O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição. Como são sábios aqueles que se entregam às loucuras do amor!
Joshua Cooke
Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis
Carlos Drummond de Andrade
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente.
E que a minha loucura seja perdoada.Porque metade de mim é amor e a outra metade... também.
Oswaldo Montenegro
O verdadeiro amor não é aqueleque se alimenta de carinho e beijosmas sim aquele que suporta a renúncia econsegue viver na saudade...
desconhecido (disso eu entendo)
Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente.
Martha Medeiros
A medida do amor é amar sem medida.
Victor Hugo

É um amor pobre aquele que se pode medir.
William Shakespeare
Ah o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque...
Carlos Drumond de Andrade
Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando.
Roberto Freire
A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande.
Roger Bussy-Rabutin
O amor não se define; sente-se.
Séneca
O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras.
William Shakespeare
O verdadeiro amor é aquele que permanece sempre, se a ele damos tudo ou se lhe recusamos tudo.
Johann Goethe

Um comentário:

S. Gobbi disse...

ai que lindo, prima.
muito bem (in)definido!

é um vício, a meu ver, sei lá.
do tipo:
- Amor?!
- Não, obrigada. Estou tentando parar.

;)

beijos, Káh.